segunda-feira, 1 de junho de 2009

ANÁLISE DO M-COMMERCE


Depois do advento e da expansão do comércio eletrônico, a chegada dos dispositivos móveis com acesso à Internet vem adicionar novos desafios ao comércio. O conceito “m-commerce” (mobile commerce) que já faz parte do vocabulário de europeus, americanos e japoneses, torna-se a cada uma realidade no Brasil e no mundo. Estudos realizados recentemente no âmbito desta nova modalidade de comércio indicam que, apesar das transformações tecnológicas nas comunicações móveis estarem ainda em fase de desenvolvimento, a sua evolução e consolidação será mais acelerado que a da Internet. Mobilidade de comércio eletrônico, o M-Commerce se diferencia do comércio eletrônico convencional, porque é realizado por meio de telefones celulares ou outros aparelhos portáteis, como laptops, computadores de mão (terminais sem fio), em vez de equipamentos fixos, pode-se dizer que é uma versão móvel do e-commerce, sendo um sub-grupo deste. O M-Commerce pode ser entendido como a combinação natural que resulta da evolução das comunicações móveis, capazes de transpor progressivamente para a rede sem fio produtos, serviços e aplicações da Internet, e levando à criação de outros serviços e produtos que resultarão das características e potencialidades únicas do ambiente sem fio - Wireless. Enfim, define-se como a venda de produtos e serviços ao consumidor através de dispositivos móveis. Mas o m-Commerce é muito mais do que comprar um produto através do telefone. Os serviços incluem: serviços financeiros, a compra de bilhetes, informações sobre viagens, ações, meteorologia, entre outros, tudo isto representando as primeiras oportunidades de implantar serviços caracterizados como comércio móvel. O desenvolvimento tecnológico das redes móveis já permite uma transmissão mais rápida de maiores volumes de informação para os aparelhos novos que estão surgindo no mercado. As tecnologias desenvolvidas possibilitam, por exemplo, funções multimídia, a realização de videoconferência, serviços de localização geográfica, o acesso permanente à Internet e a possibilidade de comprar um bem ou serviço a partir de qualquer lugar, a qualquer hora, sem que para tal o consumidor necessite se deslocar à loja.

Retirado do artigo:RMobileShop: Projeto de uma ferramenta de M-Commerce para vendas de produtos. Autores: Cintya da Costa Soares, Danny de Figueiredo Biá Viana, Steven David Dias Alexander.


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