segunda-feira, 1 de junho de 2009

ANÁLISE DO M-COMMERCE


Depois do advento e da expansão do comércio eletrônico, a chegada dos dispositivos móveis com acesso à Internet vem adicionar novos desafios ao comércio. O conceito “m-commerce” (mobile commerce) que já faz parte do vocabulário de europeus, americanos e japoneses, torna-se a cada uma realidade no Brasil e no mundo. Estudos realizados recentemente no âmbito desta nova modalidade de comércio indicam que, apesar das transformações tecnológicas nas comunicações móveis estarem ainda em fase de desenvolvimento, a sua evolução e consolidação será mais acelerado que a da Internet. Mobilidade de comércio eletrônico, o M-Commerce se diferencia do comércio eletrônico convencional, porque é realizado por meio de telefones celulares ou outros aparelhos portáteis, como laptops, computadores de mão (terminais sem fio), em vez de equipamentos fixos, pode-se dizer que é uma versão móvel do e-commerce, sendo um sub-grupo deste. O M-Commerce pode ser entendido como a combinação natural que resulta da evolução das comunicações móveis, capazes de transpor progressivamente para a rede sem fio produtos, serviços e aplicações da Internet, e levando à criação de outros serviços e produtos que resultarão das características e potencialidades únicas do ambiente sem fio - Wireless. Enfim, define-se como a venda de produtos e serviços ao consumidor através de dispositivos móveis. Mas o m-Commerce é muito mais do que comprar um produto através do telefone. Os serviços incluem: serviços financeiros, a compra de bilhetes, informações sobre viagens, ações, meteorologia, entre outros, tudo isto representando as primeiras oportunidades de implantar serviços caracterizados como comércio móvel. O desenvolvimento tecnológico das redes móveis já permite uma transmissão mais rápida de maiores volumes de informação para os aparelhos novos que estão surgindo no mercado. As tecnologias desenvolvidas possibilitam, por exemplo, funções multimídia, a realização de videoconferência, serviços de localização geográfica, o acesso permanente à Internet e a possibilidade de comprar um bem ou serviço a partir de qualquer lugar, a qualquer hora, sem que para tal o consumidor necessite se deslocar à loja.

Retirado do artigo:RMobileShop: Projeto de uma ferramenta de M-Commerce para vendas de produtos. Autores: Cintya da Costa Soares, Danny de Figueiredo Biá Viana, Steven David Dias Alexander.


Vantagens dos dispositivos móveis nos negócios


Algumas vantagens destes dispositivos nos negócios e nas organizações:

• Os dispositivos móveis podem enviar fotos de alta definição, vídeos, apresentações no Power Point, notícias e mensagens;

• Fazer atualizações de moblogs (blogs atualizados a partir do dispositivo móvel)

• Editar galerias pessoais com arquivos de som e imagem, enviar músicas, customizar layouts de sites.

• Realizar pagamentos, consultar saltos e extratos para além de realizar transferências de valores entre contas;

• Permite que o funcionário inclua, apague e imprima (a partir da ligação do dispositivo móvel a uma impressora), lista de telefones e contactos.

• Trocar mensagens instantâneas através de aplicativos como: MSN, ICQ e Yahoo;

• Realizar reservas e compras de bilhetes, passagens e lugares de forma remota;

• Acionar serviços de agendas eletrônicas com serviços de alarmes sonoros, evitando desta forma esquecimentos de compromissos importantes;

• Realizar pedidos e atualizar preços de bases de dados na empresa;

• Localização de endereços e posicionamento através de do serviço de Global Positioning System (GPS) embutido em alguns dispositivos móveis;

• Acessar e enviar e-mails de forma rápida e prática;

• Tornar as informações disponíveis anywhere e anytime;

• Os funcionários podem receber treinamento ou formação a partir dos seus dispositivos móveis (m-learning). Esta formação poderá ocorrer tanto dentro da empresa como em casa em horário pós-laboral.

• Os funcionários, não somente consome a informação em movimento, mas também emitem um retorno que pode estar relacionado com a sua posição geográfica.

Retirado do artigo: Dispositivos e tecnologias móveis nas empresas: novas possibilidades para os negócios na era da informação. Autor: João Batista Bottentuit Junior

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA MÓBILE COMMERCE UTILIZANDO A PLATAFORMA JAVA 2 MICRO EDITION.


O móbile commerce pode ser definido como sendo o conjunto de serviços de valor acrescentado de informação, entretenimento e transações realizados sobre redes de telecomunicações móveis, públicas ou privadas. Como tal, ele formaum subgrupo do comércio eletrônico, tentando expandir a sua própria quota do mercado, mas também do próprio comércio eletrônico no geral. Para desenvolvimento de tal aplicação foram utilizadas as seguintes tecnologias: J2ME para a construção do aplicativo que é executado nos aparelhos celulares, Java para a construção dos Servlets que ficam no servidor da aplicação, sendo que este servidor é controlado pelo software TomCat, e para armazenamento das informações no servidor foi utilizado o banco de dados Firebird. Disponibilizar serviços para dispositivos móveis é uma tendência que deve se multiplicar nos próximos anos. A possibilidade que a telefonia móvel possui de permitir o acesso à informação em qualquer lugar e qualquer hora, é um recurso que pode e deve ser explorado. Busca-se utilizar os inúmeros recursos tecnológicos disponíveis no mercado para a criação de programas que venham de encontro às necessidades da sociedade, tornando a vida do usuário mais prática e simplificada.
Retirado do artigo:
Desenvolvimento de apliativos para móbile commerceutilizando a plataforma Java 2 Micro Edition. Autor: Rafael Valentim da Silva