sexta-feira, 22 de maio de 2009

Usabilidade e Móbile Commerce


Um aspecto preocupante dentro do Móbile Commerce é a usabilidade devido ao tamanho reduzido presente nas telas. A variação desta também é perceptível pelos diversos modelos presentes no mercado. Com tantas diferenças e dificuldades é importante que vários aspectos sejam levados em conta na elaboração de sites para dispositivos móveis.

Formatação do conteúdo, o próprio nome do domínio, imagens, textos, links, etc, são só algumas características importantíssimas para que se obtenha o mínimo de funcionalidade e navegabilidade, e que, principalmente, permita que o cliente consiga estabelecer com sucesso o seu objetivo “as compras”.

Segundo Albertin, o conceito de e-commerce, como é denominado o comércio eletrônico, refere-se à transação de compra e venda, ou seja, é uma aplicação online que realiza qualquer tipo de venda, desde seleção de produtos, verificação de estoque, finalização e pagamento, entre outros.

Como e-business tem um significado mais amplo que e-commerce. Segundo Albertin, e-business refere-se a uma aplicação on-line que dá suporte a negócios, sem precisar, necessariamente, concluir uma venda, ou seja, e-business não é, obrigatoriamente, uma loja virtual.

Preocupações na aplicação da usabilidade voltada para comercio eletrônico é algo imprescindível e determinante para o sucesso dos negócios e da realização de vendas através de dispositivos móveis. É a evolução tecnológica aliada com usabilidade proporcionando facilidade de acesso e ambas com um mesmo objetivo dentro do m_commerce: “a utilização do móbile commmerce e a facilidade e comodidade que essa tecnologia pode proporcionar”.

Baseado no artigo “MobileShop: Projeto de uma ferramenta de M-Commerce para vendas de produtos. Autores: Cintya da Costa Soares, Danny de Figueiredo Biá Viana, Steven David Dias Alexander

Nenhum comentário:

Postar um comentário